Ora aqui vai o meu bitaite.
Vou tentar não ser tendencioso... não muito...
A minha opinião, consoante o tipo de TT:
1 - TT soft para passeios turísticos - qualquer veículo 4x4 serve. Se tiver uns pneus mais adequados para o mato faz 80% de quase todo o TT. O problema é que a malta gosta mais é dos restantes 20%!
2 - TT soft com algumas brincadeiras mais atrevidas, sem exageros - qualquer veículo 4x4 com pneus TT e eventualmente com um pouco mais de altura;
3 - TT intermédio com brincadeiras ocasionais mais agressivas - qualquer veículo 4x4 com pneus TT, com um pouco mais de altura e eventualmente com um bloqueio de diferencial traseiro e/ou outra preparação a nível de prestações de resposta do motor, ângulos dinâmicos, protecções, etc...
4 - TT puro e duro -
a maior parte dos veículos TT, entre os quais todos aqueles que já se falaram aqui (desde Patrol, Land Rover Defender/Disco/RR, Toyota, Pagero, etc.) bastante alterados, desde motor à melhoria das características físicas do jipe. Atenção às particularidades de cada um... Quase todos os veículos TT podem ser puros e duros, dependendo do quanto se quer investir.
Patrol é muito resistente, mas às vezes teima em aquecer (260/Y60), não é o mais confortável, o motor de origem a baixos regimes tende a ser um pouco amorfo.
Land Rover Defender é um puro e duro que para mim só peca pela menor resistência de alguns componentes e pela falta de conforto. O TD5 é dotado de um motor óptimo para TT, peca quanto a mim pelo que anteriormente mencionei e também por ser de injecção electrónica, mas nada de grave. Muda-se a centralina para o tecto!
Land Rover Discovery é para mim um dos veículos TT mais equilibrados e versáteis e que se compra a preços convidativos. Para mim o maior inconveniente é a fragilidade de alguns componentes. Range Rover, para mim já não é tão versátil devido ao seu tamanho e ângulos dinâmicos. Ambos são exemplos de conforto.
Toyota, em especial o VX (KZJ70, salvo erro) tem um dos melhores motores para o TT! Quanto a mim, em termos de pontos menos positivos realço alguma falta de estabilidade e uma resistência inferior ao desejável dos grupos cónicos e diferenciais - situações motivadas muito por causa de ter um motor tão poderoso.
Pagero - penso ser um jipe equilibrado, mas que quanto a mim, para um TT puro e duro peca por não ter eixo rígido à frente, o que acarreta várias limitações.
5 - TT duro, duríssimo - Nissan Patrol GR Y60

/ Land Rover Defender TD5 / Toyota VX 3000 (KZJ70) / Jeep Wrangler - cada qual com as suas devidas alterações, uns mais em termos de motor, outros mais em termos de aumento de resistência de componentes...
É um bitaite, não sou um expert, atenção.
O meu conselho para uma utilização de TT intermédia e multi-facetada recai sobre um jipe relativamente barato, muito confortável, que no mato surpreende normalmente pela positiva, que de origem tem capacidades TT fora do comum, com pouca preparação faz muita muita coisa no mato, é económico, com peças de reposição baratas, que peca quanto a mim apenas por alguma fragilidade dos semi-eixos e eventualmente por faltar um pouco de explosividade no motor:
LAND ROVER DISCOVERY 200tdi ou 300tdi - um dos veículos TT mais equilibrados.
Agora perguntam vocês...
"Então porque raio escolheu este tipo Nissan Patrol GR Y60?!?"
Resposta:
PAIXÃO!